Eleições 2018: ONU diz que Brasil deve respeitar direito de Lula

Brasília 19 de agosto de 2018

BRASÍLIA – As bancadas do PT no Senado Federal e na Câmara dos Deputados aplaudem a decisão liminar do Comitê dos Direitos Humanos da ONU, que determina que o ex-presidente Lula possa concorrer às próximas eleições, mesmo estando em prisão.

A decisão foi tomada com base no artigo 25 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado pelo Brasil em 1992. O Comitê entendeu, de forma inteiramente correta, que os direitos políticos de Lula, incluindo o de votar e de ser eleito em eleições periódicas, estão sendo violados pelo governo golpista e seu braço jurídico.

A nota do comitê da ONU diz que a medida é “urgente para preservar os direitos de Lula, aguardando a consideração do caso sobre o mérito, que acontecerá no próximo ano”. O texto inclui, ainda, um pedido para que Lula tenha “acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido político”.

Trata-se, no fundo, do reconhecimento mundial definitivo, por parte da mais importante organização internacional, de que Lula é um preso político. É a derrota moral e diplomática absoluta do golpe e do Estado de exceção criado no Brasil.

Salientamos, secundando o que afirmou Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da comissão da ONU que investiga a guerra da Síria e ex-secretário de direitos humanos do governo FHC, que se trata de “decisão obrigatória e de efeito imediato”. Observamos, a este respeito, que o Brasil ratificou, ante a ONU, o Protocolo Facultativo ao Pacto, pelo qual o país reconhece, como obrigatórias, as decisões do Comitê. Portanto, perante a ordem jurídica internacional, o governo golpista está obrigado a aceitar as decisões do referido Comitê.

Por último, as bancadas do PT no Senado Federal e na Câmara dos Deputados exigem que a decisão do Comitê da ONU seja inteiramente respeitada e integralmente cumprida pelo Estado brasileiro.

Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da Bancada do PT no Senado Federal

Paulo Pimenta (PT-RS), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

Fonte: PT no Senado

colunapolitica

A Coluna Política é uma publicação da equipe Really Brasil - parceria/conteúdo fornecido por assessorias e agências de notícias. Sugestão de pauta: redacao@ColunaPolitica.com.br NOTA DA REDAÇÃO: Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o SITE COLUNA POLÍTICA não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *