EXPRESSO

Cristina Di Giaimo Caboclo assume cargo de desembargadora

Da redação com informações do TJSP. Foto: Ascom/TJSP. (PS)  -   12 de julho de 2024

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (12), a posse administrativa da desembargadora Cristina Di Giaimo Caboclo. O ato foi conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, em seu gabinete, com a presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, juízes, amigos e familiares da empossada. "Uma profissional com quase 33 anos de atividade jurídica. É com muita honra e orgulho que a recebemos no seio da Magistratura bandeirante. Desejo que seja tão feliz como foi no Ministério Público”, declarou o presidente ao falar sobre a carreira da colega. 

Após mais de três décadas atuando no MP, Cristina Di Giaimo Caboclo foi escolhida em lista tríplice entregue ao governador do Estado pelo Órgão Especial, para provimento de cargo pelo critério do 5º Constitucional – Classe Ministério Público, em virtude da aposentadoria do desembargador Luiz Antonio de Godoy. Após a assinatura do termo de posse, a desembargadora agradeceu aos familiares pelo apoio e falou sobre a receptividade dos magistrados quando passou a atuar como procuradora nas câmaras do TJSP. “É um momento de muita alegria estar aqui e ter recebido a confiança dos senhores e senhoras. O Tribunal pode contar com meu trabalho, interesse, determinação, retidão e caráter. É uma honra integrar esse Egrégio Tribunal de Justiça”, afirmou.  

Também prestigiaram a posse administrativa os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Carlos Alberto de Sá Duarte (presidente da Seção de Direito Privado em exercício); os desembargadores Fábio Monteiro Gouvêa, Geraldo Luís Wohlers Silveira, Silvia Rocha, César Mecchi Morales, Renato Rangel Desinano e Flora Maria Nesi Tossi Silva; o marido da empossada, procurador de Justiça André Luiz Marcassa; os irmãos Edmundo Di Giaimo Caboclo, Fabio Di Giaimo Caboclo e Ricardo Di Giaimo Caboclo; e convidados.  

 

Trajetória – Natural de São Paulo (SP), graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1990. Chegou ao Ministério Público em 1991, como promotora de Justiça substituta da 45ª Circunscrição Judiciária (CJ), com sede em Mogi das Cruzes. Em 2017, foi promovida a procuradora da Justiça. Desde 2019, atua na 3ª Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos. 

 

Quinto Constitucional – O artigo 63 da Constituição de São Paulo diz que um quinto dos desembargadores do Tribunal de Justiça estadual e da Justiça Militar será composto de advogados e de integrantes do Ministério Público, de notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional ou na carreira. Eles são indicados em lista sêxtupla, pela seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil ou pelo Ministério Público, conforme a classe a que pertence o cargo a ser provido, e nomeados pelo governador a partir de lista tríplice encaminhada pelo Órgão Especial.   

Compartilhe