O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), reuniu-se ontem (03.dez.2024) com o deputado federal Maurício do Vôlei e o Capitão Davi Lima Sousa, presidente da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL). Fundada em 2019, a ABEMIL é uma organização que promove a implantação e gestão de escolas cívico-militares, tendo como pilares o civismo, patriotismo e disciplina.
Durante o encontro, o Capitão Davi apresentou o impacto do projeto cívico-militar em diversas escolas do estado, incluindo a Escola Municipal Cívico-Militar Professora Ana Amélia, em Urucuia; a Escola Municipal Cívico-Militar Luiz Ribeiro Mendes, em São Francisco; e a Escola Cívico-Militar Diomedes de Araújo Valadares, em Riachinho. O presidente da ABEMIL destacou a realização de audiências públicas em municípios como Paracatu, Janaúba, São João Del-Rei e Iturama, enfatizando a importância da educação cívico-militar na formação de jovens.
A ABEMIL, que atua em estados como Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, São Paulo e Pará, desempenha um papel central na gestão e manutenção de escolas associadas. Além disso, a organização promove eventos como o Encontro de Gestores de Escolas Cívico-Militares, que visa a capacitação de diretores e militares envolvidos no projeto. Segundo o Capitão Davi, as escolas cívico-militares parceiras da ABEMIL registraram avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), refletindo uma melhoria no desempenho dos alunos.
O Capitão Davi também destacou, durante a reunião, uma parceria em andamento com o Estado do Amazonas, anunciando que a ABEMIL assumirá a gestão de seis Escolas Cívico-Militares na região. Ele ressaltou a importância dessa expansão para consolidar o modelo cívico-militar e ampliar seu alcance, levando valores como civismo, disciplina e excelência educacional aos mais estudantes amazonenses.
O governador Romeu Zema destacou, durante a reunião, a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso de Minas Gerais em fortalecer o modelo cívico-militar, ressaltando seu impacto positivo na formação de cidadãos mais comprometidos, responsáveis e designados com os valores cívicos e éticos.