Geral

Ibaneis Rocha exonera um dos melhores diretores do DETRAN-DF

Por  Lúcia Guerra  - terça, 29 de setembro de 2020
 

Na manhã de hoje (29/09), o servidor de carreira Uelson Sousa Praseres constou no Diário Oficial do GDF como exonerado do cargo de Diretor de Controle de Veículos e Condutores.

Uelson Praseres ocupa essa importante Diretoria desde fevereiro de 2020, um pouco antes do início da pandemia. Com a excepcionalidade do momento, o diretor do DETRAN-DF conseguiu dar conta do intenso fluxo de serviços demandados utilizando, majoritariamente, os serviços digitais.

A Diretoria de Controle de Veículos e Condutores responde por quase 80% dos serviços prestados diretamente ao público. Com a troca de comando da diretoria, os atendimentos podem ficar comprometidos em um momento delicado no qual a continuidade é primordial.

O novo diretor nomeado, o coronel da Polícia Militar Josias do Nascimento Seabra, tem certa expertise no serviço público, mas o intenso fluxo de serviços nessa diretoria requer uma bagagem técnica e especializada durante anos de atuação no DETRAN-DF.

Uelson Sousa Praseres está no DETRAN-DF há mais de 25 anos, tendo exercido diversos cargos de chefia que o qualificam a gerenciar a Diretoria mais ‘turbulenta’ do órgão.

A troca de direção certamente prejudicará o bom funcionamento do DETRAN-DF que melhorou muito a prestação de serviços à sociedade, principalmente com a implementação das plataformas online para agendamentos de serviços.

A população de Brasília exige que os órgãos públicos sejam mais eficientes. Nesse sentido, em julho de 2019, a Diretoria de Controle e Condutores de Veículos pôs à disposição do cidadão o Portal de Serviços para os brasilienses.

Por meio da nova ferramenta online, basta que o usuário  se cadastre para ter acesso a pelo menos 11 serviços que antes eram oferecidos somente com atendimento presencial.

Desde que assumiu essa Diretoria, Uelson Praseres vem dando continuidade à modernização dos canais de atendimento do DETRAN-DF, proporcionando, cada vez mais comodidade e celeridade aos cidadãos nos serviços que tratam de Condutores e Veículos. Além disso, Uelson reconhece que a fiscalização é importante, mas que o investimento em educação no trânsito é essencial.

Obviamente que a experiência militar do coronel Josias Seabra poderá ser aproveitada em departamentos de caráter mais logístico dentro do próprio DETRAN-DF. A tendência é que essa exoneração seja revertida, tornando sem efeito esse ato.