EXPRESSO

Candidato a vereador Josemar Areda defende melhorias na educação em Serra do Ramalho (BA)

Da Redação - Por Ana Menezes - segunda, 09 de novembro de 2020
 

De acordo com as análises de especialistas, as eleições municipais de 2020 prometem dar continuidade na renovação de representantes igual aconteceu nas eleições de 2018. Jovens lideranças, muitas delas por incentivo popular, decidiram entrar para a política em busca de uma sociedade mais justas. O baiano Josemar Areda é um exemplo disso.

Nascido e criado no município de Serra do Ramalho, localizado no interior da Bahia, Josemar acompanhou de perto os problemas enfrentados no dia a dia pelos serra-malhenses. Desde criança o líder desenvolveu trabalhos junto a Igreja Católica da cidade, se dedicando ao trabalho social junto a comunidades carentes. Josemar diz se espelhar na criação dada pelos pais.

“Temos raízes aqui na cidade da Serra do Ramalho e vimos tudo isso crescer. Eu e meus irmãos não tivemos uma vida fácil, mas meus pais sempre nos ensinaram a dar carinho e atenção as pessoas que precisassem. Para isso, eles nos incentivavam a trabalhar na igreja e aos poucos fomos tomando gosto de ajudar as pessoas”, conta Josemar Areda (PSC).

Na vida adulta, Josemar decidiu sair do município em busca de uma qualificação profissional e retornar para Serra do Ramalho para poder contribuir com o município. No DF, o serra-malhense decidiu estudar Jornalismo, se especializando na área política. Bacharel em jornalismo, se especializou em Política, prestando assessoria na Câmara Federal por mais de ano. Em seguida, viu que era a hora de retornar para o município natal.

“Vi que era a hora de retornar. Depois de perder meu pai e queria ficar mais próximo da minha mãe. E também não aguentava ficar longe dessa cidade que tanto amo, mesmo com as dificuldades que tem por aqui. Retornando vi que podia trabalhar por algo melhor para Serra do Ramalho e após ser incentivado por muitas pessoas que desejavam renovação política aqui, decidi me candidatar”, relata.

Desafios

Caso conquiste uma cadeira na Câmara de Vereadores da Serra do Ramalho, os trabalhos do líder não serão fáceis. Em cerca de 2.340 km², os mais de 30 mil moradores da região carecem de muitos serviços que implicam diretamente na qualidade de vida local.

Na educação, o posicionamento de Serra do Ramalho no IDEB é preocupante. Nos anos iniciais a nota do município é de 4,6 e nos anos finais do ensino fundamental é de 3,8, bem abaixo da média, que deixa o local em situação alarmante na educação. Josemar destaca que para melhorar a qualidade de ensino “é preciso pôr fim na nuclearização irregular das escolas, oferecer constantemente capacitação de ponta aos profissionais de educação, além de renovar e adequar toda frota do transporte escolar”, defende.

A economia do município é muito dependente de recursos do governo estadual e federal. Mais de 80% das receitas de Serra do Ramalho vem de fontes externas e cerca de 50% da população tem rendimento de até ½ salário mínimo. O número de pessoas ocupadas em estabelecimentos de trabalho é de 2.311 pessoas, aproximadamente 7,3 % da população total.

Segundo Josemar, um dos pontos fortes da economia municipal, assim como no Brasil, é o segmento agropecuário. Uma das bandeiras de campanha defendida pelo jovem visionário é o “reforço e a organização do escoamento da produção do pequeno e do grande produtor”. Para o candidato, com o fortalecimento do agro, “rapidamente haverá um impulsionamento econômico e assim, reestruturar a economia da região”.

A saúde também é um dos desafios para as autoridades públicas, principalmente para quem vai atuar na política. Um dos exemplos está no saneamento básico, pois somente 2,5 % dos domicílios têm tratamento de esgoto adequado. Para o jovem líder, “um dos seus principais desafios “é levar água potável a todas comunidades. A população com água será um avanço para amenizar os problemas de saúde e assim que todos os serra-malhenses tiverem acesso à água, vamos atuar junto a nossa companhia de abastecimento para estruturar a coleta de esgoto”, explica o candidato.

Em meio aos inúmeros desafios, o jovem líder tem despertado o ânimo da população serra-malhense. De acordo com as projeções de institutos de pesquisa da região, Josemar Areda pode ser um dos próximos vereadores do município.

redacao@colunapolitica.com.br

 
 
 
IMPRIMIR