Política

Pela escolha meritocrática, Roberto de Lucena é qualificado para assumir o ministério do turismo

Por Ronaldo Nóbrega | - quarta, 09 de dezembro de 2020
 

O deputado Roberto de Lucena (SP) é cotado para assumir o cargo de ministro do Turismo após a demissão de Marcelo Álvaro Antônio, que aconteceu nesta quarta-feira (9/12/2020), em Brasília. 

O perfil técnico do deputado federal Roberto de Lucena já foi devidamente atestado em suas passagens por comissões temáticas importantes da Câmara dos Deputados, como a de Relações Exteriores e Defesa Nacional, ocasião em que desenvolveu o estudo sobre programas de desenvolvimento do turismo brasileiro. A premissa fundamental desses programas deve ser a reconstrução da imagem do Brasil no exterior, deteriorada ao longo do tempo pela violência banalizada, fato causador do sentimento de insegurança dos visitantes.

Em razão dos estudos sobre turismo, Roberto de Lucena foi convidado a exercer o cargo de Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o estado mais visitado do Brasil, superando o Rio de Janeiro em número de turistas. Atualmente, Lucena é membro da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e possui como uma de suas bandeiras a promoção do Ecoturismo no Brasil.

Indiscutivelmente o Brasil reúne as condições ideais para ser um dos maiores centros de atração turística do planeta. Contudo, esse potencial só será aproveitado com um planejamento sério e de longo prazo. A oportunidade surge, após vacinação contra a covid-19, quando o Presidente Jair Messias Bolsonaro poderá investir no turismo ecológico de nossos biomas, nos carnavais que acontecem em todo o Brasil e na cultura brasileira. Para isso, é necessário um ministro qualificado e experiente, características que apontam para Roberto de Lucena.