Política

Senadora economiza 100% da verba de gabinete

Da redação (Com Asscom). - quarta, 20 de janeiro de 2021
 

A senadora Leila Barros (PSB-DF) finalizou 2020 como uma das parlamentares mais econômicas do Congresso Nacional. Repetindo o feito de 2019, a parlamentar do Distrito Federal economizou 100% da verba de gabinete. Em quase dois anos de mandato, a primeira senadora do Distrito Federal poupou R$ 701.552,40.

A parlamentar abriu mão de diversos benefícios concedidos aos parlamentares, tais como imóvel funcional, auxílio-moradia, auxílio-mudança, passaporte diplomático, verba de gabinete e verba para transporte aéreo. Além disso, Leila também abriu mão da aposentadoria especial dos parlamentares.

Todo recurso economizado pelos congressistas fica à disposição do Senado e da Câmara, podendo ser utilizado em outras atividades relativas ao Poder Legislativo. Se no fim do ano os valores ainda estiverem disponíveis, a verba retorna à União para formar o orçamento do ano seguinte.

No entanto, Leila tem outra ideia para os recursos. Buscando dar transparência aos recursos que não serão usados, a parlamentar apresentou, ainda em 2019, um projeto que permitirá aos parlamentares econômicos a oportunidade de destinar essa verba para melhorias nas áreas da saúde, educação e assistência social em seus estados.

O programa, que terá o nome de ‘Senado Economiza para o Brasil’, poderá atender os estados, Distrito Federal e Municípios. “Muitas vezes a população não sabe qual será o destino desse dinheiro. Com o projeto, teremos o direito de abrir mão sabendo que poderemos dar um encaminhamento para aquele valor e investir o dinheiro arrecadado com impostos em áreas essenciais para sociedade”, afirma a senadora Leila. Ela também acredita que a proposta poderá influenciar outros parlamentares a fazer economia. O Projeto de Resolução do Senado nº 61 está na Comissão Constituição Justiça e Cidadania (CCJ).