Geral

E a Terceira Via? | Eymael surge como opção

ronaldo.nobrega@colunapolitica.com.br - segunda, 15 de novembro de 2021
 

Após o Supremo Tribunal Federal (por 8 votos a 3) ter anulado os julgamentos que condenaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista readquiriu – por hora – seus direitos políticos e poderá ser candidato à Presidência em 2022.

Mesmo após protagonizar o maior escândalo de corrupção do mundo, o Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula ainda gozam de força política no cenário nacional. Especialmente em face dos erros cometidos por Jair Bolsonaro no controle da pandemia do novo coronavírus.

Enquanto o atual Presidente é bombardeado pela mídia diuturnamente, Lula já iniciou seus comícios alimentando-se da má gestão de Bolsonaro. Em um possível cenário caótico, o brasileiro pode ser levado a escolher entre Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022.

A direita conservadora descontente com o desempenho de Bolsonaro e a esquerda fragmentada dão espação para um nome que surge como a 3ª via: José Maria Eymael, um democrata cristão.

A trajetória política do democrata cristão, remonta a sua intensa participação na Assembleia Nacional Constituinte tendo se destacado como um dos Constituintes com maior número de propostas aprovadas, foram 145 propostas relevantes que ajudaram a formar o escopo da Constituição Federal de 1988.

Eymael foi autor do histórico pronunciamento que defendeu a presença do nome de Deus na Constituição, opondo-se a proposta para retirá-lo. Além disso, é autor do texto que deu origem ao Inciso I do artigo 3º da Constituição Federal, que define o modelo de sociedade a ser construída pelos brasileiros: livre, justa e solidária.

As contribuições  de Eymael ao texto constitucional vão desde importantes avanços para os trabalhadores a normas para a proteção do contribuinte. Além disso, Eymael foi o precursor da bolsa de estudos para alunos economicamente carentes visando à valorização da família. No campo empresarial, buscou fortalecer as pequenas empresas e os produtores rurais, bem como trouxe incentivos ao turismo.

Como Parlamentar, Eymael teve muitos Projetos apresentados, inclusive aquele que eliminou o limite de dependentes para redução do Imposto de Renda.

Atual Presidente do Democracia Cristã (DC), Eymael buscou reformulações em seus diretórios e virá com força total para disputar as eleições de 2022. O DC é um partido em franca expansão que poderá agregar os dissidentes da direita e fazer um contraponto a um candidato de esquerda.