OPINIÃO/ARTIGO

Paraná sob comando de Álvaro Dias “Nunca crescemos tanto em tão pouco tempo”

Por  Lúcia Guerra | Foto: Marcos Oliveira - segunda, 09 de maio de 2022
 

Esta frase foi dita pelo então Governador do Paraná, Álvaro Dias, em setembro de 1989. Eleito governador em 1986, Álvaro Dias era um jovem político com grandes ambições. A grande chance de se destacar como gestor foi quando comandou o Paraná e realizou um excelente trabalho de ampliação da infraestrutura no estado. 

Álvaro Dias vislumbrou o potencial econômico e produtivo do estado sulista e promoveu a maior extensão da malha rodoviária e ferroviária do Paraná até hoje. Os números são impressionantes: foram mais de 1 bilhão e cem milhões de dólares injetados no programa rodoviário. Importante destacar que não houve nenhum caso de superfaturamento ou desvio de dinheiro em 4 anos de obras e governo. 

Além disso, mais de 6 mil quilômetros de estradas asfaltadas e rodovias restauradas. Mais de 12 quilômetros de trechos rurais readequados e centenas de pontes construídas para interligar áreas de produção afastadas aos grandes centros ou às rodovias de escoamento da produção agrícola, uma atividade paranaense muito forte e tradicional. 

Essas obras conferiram a Álvaro Dias uma aprovação sem precedentes entre o povo paranaense. Alcunhas como “campeão da fartura” eram reverberadas nos jornais da época em virtude da transformação que Álvaro Dias promoveu no estado. 

Em entrevista à Revista Veja no ano de 1989, Álvaro Dias comentou o momento econômico do Paraná muito acima da média nacional: "Nunca crescemos tanto em tão pouco tempo" afirmou o governador. 

Hoje, Álvaro Dias é uma das principais vozes no Senado Federal que lutam contra a corrupção no Brasil e que defende grandes obras de infraestrutura como forma de levar renda e riqueza à população. Sempre fiscalizando os empreendimentos para que não haja desvios ou superfaturamento. 

Álvaro Dias destaca que o Brasil deveria investir mais em ferrovias, como fizera ainda na década de 1980 no Paraná quando viabilizou a Ferroeste, uma ferrovia que interliga o Porto de Paranaguá a cidade de Guaíra. Essa ferrovia era um sonho antigo do povo paranaense que foi materializado por Álvaro Dias. 

A Ferroeste corta algumas das principais regiões produtoras do Paraná, funcionando como importante fator de estímulo à atividade produtiva. Entre os benefícios da Ferroeste, estão a economia de combustível; o transporte 75% mais barato do que o rodoviário; estradas mais bem conservadas; condições propícias para o desenvolvimento da agroindústria; e maior racionalização no uso da capacidade instalada de armazenagem.

No período, a gestão de Álvaro Dias construiu até mesmo estradas que deveriam ser feitas pelo governo federal, como foi o caso de um trecho da Transbrasiliana que liga Ibaiti à Ventania. A administração Álvaro Dias foi decisiva para o Paraná se tornar um dos estados mais prósperos do Brasil. O atual senador segue contribuindo para melhorias no Paraná e no Brasil, sendo um dos homens públicos de maior respeito no cenário político nacional.

 Lúcia Guerra é jornalista e escreve para vários sites sobre política.

 | Jornalista. DRT-DF 12054

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