OPINIÃO/ARTIGO

Gestão dos fatores invisíveis na cultura organizacional

Equipe | Coluna Política   -   31 de março de 2023

A cultura organizacional é composta por uma série de fatores invisíveis que influenciam a forma como os membros da organização interagem entre si e com o ecossistema da empresa. Esses fatores incluem valores, normas, tradições, comportamentos, padrão vibracional do ambiente de trabalho, entre outros.

Gerir esses fatores invisíveis é fundamental para garantir que a cultura organizacional seja coerente com os objetivos da organização.

Considerando que estes fatores interferem diretamente nos interesses de todos os envolvidos no negócio, é importante observar alguns sinais e informações subliminares.

Entender quais são os valores e as crenças que formam a base da cultura organizacional e identificar os interesses da grande maioria é uma informação importante a ser considerada.

Definir objetivos e metas claras pode ajudar a moldar a cultura organizacional, levando em conta que os membros da organização são mais propensos a adotar comportamentos e práticas que estejam alinhados neste sentido.

É fundamental comunicar regularmente os valores e crenças da organização e reforçá-los por meio de ações concretas, inclusive a promoção de atividades que reforcem a cultura organizacional.

Promover a colaboração e o trabalho em equipe estimula uma cultura organizacional saudável. De forma tradicional, isso pode ser feito por meio de estratégias como a criação de equipes multifuncionais, a promoção da comunicação aberta e a celebração de sucessos coletivos.

A gestão moderna utiliza a inteligência artificial por meio de um método informacional, a Sincronia Sistêmica, que oportuniza a sinergia de forma permanente.

Em resumo, a gestão dos fatores invisíveis na cultura organizacional envolve identificar, comunicar e reforçar os valores e crenças da organização, fomentar a colaboração e o trabalho em equipe fomentando a sinergia com foco no sucesso da empresa.

Isnar Amaral

Especialista em energia do ambiente – CRQ 05203390

Estrategista em padrões informacionais dos propósitos~

www.isnaramaral.com.br

Compartilhe