EXPRESSO

Ana Oliva Bologna: uma das Mulheres de Sucesso de 2024 pela revista Forbes

Da redação com informações ApexBrasil (com adaptações).   -   19 19America/Sao_Paulo May 19America/Sao_Paulo 2024

Em edição especial, a revista Forbes dedicou sua capa a uma grande reportagem sobre 16 personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação, entre elas, Ana Oliva Bologna, uma das “Mulheres de Sucesso de 2024”. A empresária é presidente do Conselho da Astra, empresa associada ao Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados plásticos no processo de industrialização para os mercados-alvos, resultado da parceria entre o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que visa apoiar as indústrias de transformados plásticos em seus diferentes níveis de maturidade a desenvolver e ampliar suas presenças internacionais.

“É uma honra fazer parte de uma lista que reconhece e prestigia protagonistas femininas de diferentes áreas. Estou à frente de duas empresas de destaque dos setores de construção civil e decoração, áreas que são predominantemente masculinas, comprovando diariamente que as mulheres podem e devem conquistar qualquer espaço na sociedade”, comemora ela. “Minha liderança é baseada na competência e determinação alinhadas a valores transformadores e acredito que isso foi essencial para minha trajetória e indicação na Forbes.”

Aos 42 anos, Ana contou em entrevista ao Estadão em seu caderno de Imóveis que foi preparada pelo avô, fundador do negócio há 67 anos, para assumir a responsabilidade e diz que a educação que recebeu na infância a empoderou para ser uma mulher em cargo de liderança. Ainda assim, encontrou ambientes pouco amistosos ao longo de sua carreira, afinal os negócios são majoritariamente masculinos.

Ciente desse cenário, ela encabeça as ações de equidade de gênero nas empresas que lidera. Diz que busca dar suporte às mulheres, com um programa de orientação parental, salas de lactação nas fábricas e a meta de ampliar o número de mulheres entre os funcionários, de 30% para 40%. "Sendo uma indústria extremamente masculina, de material de construção, é um número bom", apontou ela em entrevista ao UOL Economia.

Com a assinatura da Carta de Apoio ao Compromisso de Equidade de Gênero da ApexBrasil e um Comitê Gestor formado por 50% de mulheres, o Think Plastic Brazil reitera sua total concordância com posicionamentos como o da Astra.

 

Sobre o Think Plastic Brazil

O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo, reconhecida por sua alta tecnologia e pela capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados. www.thinkplasticbrazil.com

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Mulheres e Negócios Internacionais

Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional. Entre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, que atenderam diretamente cerca de mil empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do programa aqui.

Compartilhe