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Da Redação

Sidônio e os desafios da comunicação 

Da redação (Foto: Lucas Leffa/Secom-PR)  -   8 de janeiro de 2025

A substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom) sinalizando uma reconfiguração estratégica no Governo Lula 3. Reconhecido como o estrategista por trás da vitoriosa campanha presidencial de 2022, Sidônio (lado esquerdo da foto) assume a missão de liderar uma comunicação mais eficaz e conectada com os desafios atuais.

O novo titular da Secom enfrenta o desafio de traduzir os feitos do governo em mensagens que dialogam diretamente com o cotidiano do brasileiro. Dados como os 50,1% dos lares com renda superior a R$ 3.400 impactados por ações governamentais em 2024, porém, grande parte da classe média brasileira ainda hesita em considerar essas ações como conquistas do Governo Lula.

A oposição já antecipou o desafio. “Sidônio terá que enfrentar um cenário complexo. A militância espontânea, peça-chave nas campanhas presidenciais, está desgastada. A Secom precisará adotar uma postura estratégica, desenvolvendo iniciativas que engajem a opinião pública e criem novas lideranças capazes de amplificar as mensagens do governo”, afirmou um deputado federal oposicionista sob condição de anonimato. Ele concluiu com um desafio: “A aplicação da Lei do Bem aos projetos de inovação nas TICs passa por um momento delicado. É necessário um entendimento entre os setores e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a expansão do incentivo no país. O sucesso da comunicação dependerá da capacidade de construir pontes, estabelecer um diálogo constante com a sociedade e ajustar rapidamente as estratégias às demandas emergentes do país.”