O egrégio Conselho Universitário (CONSUN) da UNIARP, aprovou por unanimidade a concessão de outorga de título de Doutor “Honoris Causa” para Dr. Michel Miguel Elias Temer Lulia, advogado e ex-presidente do Brasil. A outorga do título, ocorrerá em sessão solene do CONSUN dia 19 de novembro de 2024, às 19h no Teatro da UNIARP.
Após a diplomação, Dr. Michel Temer vai ministrar palestra com o tema: “O impacto da política no crescimento do Brasil e sua relação com o setor produtivo”.
A outorga de título de Doutor “Honoris Causa”, é um reconhecimento da UNIARP ao apoio do Dr. Michel Temer, então presidente da República, na implantação do curso de Medicina em Caçador. O processo foi acompanhado de perto pelo ex-ministro Carlos Marun e seu assessor Rodrigo Marins.
O homenageado
Dr. Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em 23 de setembro de 1940 na cidade de Tiete – SP. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na carreira jurídica foi advogado, Procurador Geral do Estado de São Paulo e Secretário da Segurança Pública por dois mandatos, além de Professor e Diretor da PUC e Faculdade de Direito de Itu. Escreveu diversos livros e artigos em revistas especializadas, na área jurídica e trabalhos técnicos sobre Direito.
Na carreira política foi deputado federal constituinte em cinco mandatos, na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo eleito Presidente da Câmara dos Deputados em três oportunidades.
Em outubro de 1998, reelegeu-se, sendo o candidato mais votado do PMDB. Mais tarde tornou-se também presidente do PMDB nacional. Em 2011, foi eleito vice-presidente da república. Em 31 de agosto de 2016 foi empossado Presidente da República Federativa do Brasil, exercendo o cargo até 1º de janeiro de 2019.
Michel Temer tem cinco livros publicados:
Território Federal nas Constituições Brasileiras (1976)
Elementos de direito constitucional (1982)
Constituição e política (1994)
Democracia e cidadania (2006)
Anônima intimidade (2012)